sexta-feira, maio 30

A retórica de Paulo


A limguagem falha num caminho como este que percorremos, a nossa linguagem. Porque a linguagem de deus nos persegue e a cruz é a máxima expressão da Linguagem.
Mais do que Logos Deus ousou tornar-se linguagem.

O problema da retórica de Paulo na 1ª carta aos tessalonicensses apesar de complicada não é complexa. O meio em que se move Paulo nesta carta não é adverso como o é por exemplo na carta aos gálatas e na 2ª carta aos Corintios.
a qui a contínua acção de graças de Paulo, a Deus , pelos tessalonicenses manteém a carta de um modo vivo e fulgurante e por isso atento.
Vemos isso nos versículos:

1,2 - Damos continuamente graças a Deus por todos vós, recordando-vos sem cessar nas nossas orações

2,13 - Por isso, damos continuamente graças a Deus, porque, tendo recebido a palavra de Deus, que nós vos anunciámos, vós a acolhestes não como palavra de homens, mas como ela é verdadeiramente, palavra de Deus, a qual também actua em vós que acreditais.

3, 9 - Que acção de graças poderemos nós dar a Deus por toda a alegria que gozamos, devido a vós, diante do nosso Deus?

Paulo capta a atenção e a benevolencia do "auditório", pois lhes dá valor e se lhes dá retóricamente valor, recebe como consequencia não só a simpatia mas a empatia dos tessalonicences.

A retórica é feita não só das tecnicas, que nos chegaram até aos dias de hoje, mas também do conhecimento da situação e dos problemas que nele se encontram.
Este "know how" é co-implicativo destas duas realidades de que falei.
Segundo a tradição paulina ele não seria um homem de grande presença física, mas a escrita permitiu perpétuar a sua presença.
Paulo sabia incarnar na linguagem humana o Logos de Deus revelado na Cruz.

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