quinta-feira, março 13

A minha comunidade dos Gálatas

A data da minha comunidade depende da discussão sobre a localização das "igrejas da Galácis". Assim passo a discutir o assunto. Duas regiões possiveis são sugeridas para a localização das "igrejas da Galácia2. A teoria do norte da Galácia sugere um território no coração da Ásia Menor cujos limites incluem a Bitínia e Ponto ao norte, a Frígia ao sudoeste, e a Capadócia ao leste. A ideia do sul da Galácia compreende a Galácia como sendo a provincia romana dos dias da Paulo que incluía a Pisídia, a Licônia, e partes da Frígia e da Capadócia.
Existem duas posições entre os comentaristas quanto à data e os destinatários da epístola aos Gálatas. Alguns acham , interpretação antiga que a carta foi escrita em 57 d.C. de Éfeso durante a 3ª viagem missionária, e que ela foi dirigida às igrejas do Norte da Galácia. Outros afirmam interpretação depois do sé.XIX que a carta foi escrita em 49d.c. de Antioquia entre a 1ª e 2ª viagens missionárias, mas antes da reunião do Concílio de Jerusalém, e que ela foi dirigida às igrejas fundadas na 1ª viagem missionária(Act14.21-24) no sul da Galácia.
A questão da data da carta está ligada ao problema dos seus destinatários. Paulo os chama de Gálatas(3.1;1.2).

Comunidade escolhida

No decurso da sua segunda viagem missionária, Paulo chegou a Corinto, depois de atravessar boa parte da Grécia, e ficou por lá cerca 18 meses (anos 50-52). De acordo com Act 18,2-4, Paulo começou a trabalhar em casa de Priscila e Áquila, um casal de judeo-cristãos. No sábado, usava da palavra na sinagoga. Com a chegada a Corinto de Silvano e Timóteo (2 Cor 1,19; Act 18,5), Paulo consagrou-se inteiramente ao anúncio do Evangelho. Mas não tardou a entrar em conflito com os judeus e foi expulso da sinagoga.Corinto era uma cidade nova e muito próspera. Servida por dois portos de mar, possuía as características típicas das cidades marítimas: população de todas as raças e de todas as religiões. Era a cidade do desregramento para todos os marinheiros que cruzavam o Mediterrâneo, ávidos de prazer, após meses de navegação. Na época de Paulo, a cidade comportava cerca de 500.000 pessoas, das quais dois terços eram escravos. A riqueza escandalosa de alguns contrastava com a miséria da maioria.Como resultado da pregação de Paulo, nasceu a comunidade cristã de Corinto. A maior parte dos membros da comunidade eram de origem grega, embora em geral, de condição humilde (cf. 1 Cor 11,26-29; 8,7; 10,14.20; 12,2); mas também havia elementos de origem hebraica (cf. Act 18,8; 1 Cor 1,22-24; 10,32; 12,13).De uma forma geral, a comunidade era viva e fervorosa; no entanto, estava exposta aos perigos de um ambiente corrupto: moral dissoluta (cf. 1 Cor 6,12-20; 5,1-2), querelas, disputas, lutas (cf. 1 Cor 1,11-12), sedução da sabedoria filosófica de origem pagã que se introduzia na Igreja revestida de um superficial verniz cristão (cf. 1 Cor 1,19-2,10).Tratava-se de uma comunidade forte e vigorosa, mas que mergulhava as suas raízes em terreno adverso. Na comunidade de Corinto, vemos as dificuldades da fé cristã em inserir-se num ambiente hostil, marcado por uma cultura pagã e por um conjunto de valores que estão em profunda contradição com a pureza da mensagem evangélica.
Por este ambiente adverso deve ser bem interessante saber como Paulo e a comunidade de corinto se relacionam.
Por isso eu escolho a comunidade de Corinto.

Domingos de Almeida Pedro

terça-feira, março 11

COMUNIDADE DOS ROMANOS

Helena, paroquiana de São Paulo e aluna de Escritos Paulinos, a toda a comunidade de leitores saudações fraternas no Nosso Senhor Jesus Cristo.
-
Dou graças ao meu Deus, lembrando-me de todos vocês nas minhas orações, com a convicção da fé que têm no Senhor Jesus e da apaixonada atenção a Paulo de Tarso. Alegro-me em ter em cada um de vocês alguém que aqui reparte o mesmo pão, um companheiro sensível à figura de Paulo de Tarso, apóstolo do Senhor.
-
Eu, Helena, escrevo: A minha comunidade escolhida é a dos Romanos.
-
A graça do Senhor Jesus Cristo acompanhe, sempre, cada um de vocês.
-
HELENA FRANCO
2008-3-11

Com a comunidade a caminho de Santiago


Aceitei desta vez o convite para uma peregrinação, pregrinar com Paulo e com a comunidade dos TESSALONICENSES.
A paisagem que avisto é a do Rio Minho que separa Valença do Minho de Tui, a primeira cidade que encontraremos a caminho de SANTIAGO. O caminho será tão longo quanto aguentarem meus pés e as minhas mãos, que se colocam ao trabalho, anseiam por chegar ao destino. O nariz anseia por cheirar o incenso que elevado aos céus, dará Glória a Deus....

segunda-feira, março 10

FILIPOS

A comunidade que escolhi é a de Filipos.

Comunidade paulina

A minha comunidade é esta : " A comunidade dos Gálatas ".