sexta-feira, março 21

A minha comunidade paulina

Sr. professor,
Queria aqui expor uma das minhas preocupações quanto às cartas de São Paulo e espero que tenha resposta através deste contacto no blogger. Porque é que, alguns documentos acrescentam a ideia da quarta viagem no itinerário de são paulo e outros não não se interessam disso? Há alhguma razão que impele uma maior investigação e busca nesta informação?

Em segundo lugar, queria aqui informar-lhe que escolhi a comunidade paulina do Corinto como a que me interessa para o meu trabalho deste semestre.

quinta-feira, março 20

Comunidade de Gálatas

Escolhi a Comunidade de Gálatas!
Arlindo

terça-feira, março 18

Tessalónica


Paulo procurou estabelecer comunidades cristãs nos centros nevrálgicos do Império. São comunidades estabelecidas em núcleos urbanos. Tessalónica foi a capital de um dos quatro distritos romanos da Macedónia. Pelo que li, o seu nome provêm de “Thessaloniké”, uma meia-irmã de Alexandro Magno. Esta cidade foi fundada em 316 a.C., sete anos após a morte de Alexandre o Grande, por Cassandro, que lhe deu o nome em memória de sua esposa, filha do rei Filipe II da Macedónia, hoje é conhecida como Salónica na actual Grécia. No ano de 146 a.C., (para outros autores no ano 168) foi conquistada pelos Romanos, após a derrota do último rei da Macedónia, a cidade tornou-se a capital da província da Macedónia.

Tessalónica foi evangelizada por Paulo durante a sua segunda viagem missionária por volta dos anos 49-50 d.C. Paulo chegou aqui seguindo a via Ignatia.
Tessalónica era então uma cidade populosa da Macedónia. É a segunda cidade grega depois de Atenas, quanto ao número de habitantes e à importância.

Estrategicamente situada no fundo do Golfo Térmico ou de Salónica, o seu porto era um dos maiores portos comerciais do Mar Egeu. O porto de Tessalónica era uma das principais passagens para a Macedónia, uma importante cidade de negócios, pois os navios cruzando o Mar Egeu frequentemente paravam ali. Era também bem servida por estradas romanas, por onde os produtos podiam ser trazidos das cidades do interior, tanto no sentido Oeste-Este como Sul-Norte, constituindo uma encruzilhada pelo Caminho ou via Ignatia, a principal rota através da região, e pela via Ápia. Do porto de Tessalónica os produtos poderiam ser embarcados para qualquer mercado.

Obteve do imperador César Augusto o privilégio de ser cidade livre. Tinha assim o seu senado, a sua assembleia do povo e os magistrados chamados politarcas “Assaltaram a casa de Jasão, à procura de Paulo e Silas, para os levarem à assembleia do povo. Não os tendo encontrado, arrastaram Jasão e alguns dos irmãos à presença dos politarcas” (Act. 17, 5-6).