terça-feira, abril 8

A Igreja de Tessalónica nasceu da proclamação da PALAVRA de DEUS

Podemos dizer que esta palavra dada a ouvir por bocas humanas é ao mesmo tempo, acolhida como palavra de Deus. De facto, está aí todo o interesse da síntese feita por Paulo “ Vos a acolhestes não como palavra de homens, mas como ela é verdadeiramente, Palavra de Deus…”.
Para Paulo, se o Evangelho é a palavra de Deus, é por causa dos seus efeitos. Por isso, Deus fala através do que diz o Apostolo quando os efeitos desta palavra não são proporcionados aos efeitos do discurso de um homem. É a fé dos Tessalonicenses, e não só a sua fé inicial, mas sua perseverança e a transformação da sua vida na caridade. A proclamação do Evangelho não foi simplesmente um acontecimento da palavra humana, mas um acontecimento com o poder e com muito êxito pela acção do Espírito.

Sou de Tarso, cidade que não deixa de ter importância

Podemos dizer que Tarso era uma cidade de comércio livre, exportava madeiras preciosas do Taurus e peles de ovelha para tendas e tecidos, duros e resistentes às chuvas e que, mais tarde os eremitas hão-de vestir para mortificar o corpo e, como provinham da Cilícia, deram o nome aos cilícios usados pelos monges nas penitências. A cidade era atravessada pelo rio Cidno que a ligava ao mar e era navegável.
Nas suas margens erguiam-se armazéns para o comércio. Barcos e comerciantes vindos de Éfeso, Alexandria, Corinto, Ostia e Espanha invadiam a cidade que se tornara cosmopolita. Nas cidades de cultura helénica, não havia diferença entre os cidadãos gregos, judeus ou romanos.
Podemos concluir que o jovem Paulo conheceu bem a sua cidade e costumes, nas suas cartas encontramos imagens tiradas do comércio marítimo e aos Colossenses escreve: para Deus «não há grego ou judeu, bárbaro ou cita, servo ou livre, mas Cristo que é tudo em todos» (Col. 3, 11).

Estou pregado com Cristo na Cruz

“Estou pregado com Cristo na Cruz”
Todos os textos e tradições que se referem a este homem fogoso, ousado, enamorado de Cristo e do seu corpo que é a Igreja, desenham o retrato e o estilo do que deve ser um missionário cristão, o pensador e o santo, para todos os tempos, pois Deus quis que o convertido da estrada de Damasco marcasse para sempre a fé da Igreja e a forma de a apresentar.
De facto, todo o entusiasmo e dinamismo que a tradição apresenta de Paulo, homem de pequena estatura, calvo, de olhos de fogo, devorador de quilómetros de estrada, forte de corpo e espírito, todo o seu ser e viver provêem de uma fonte única que o apóstolo repete incessantemente – Jesus de Nazaré, o Messias e Salvador.Podemos concluir que o Jesus dos evangelhos, apesar de tantos personagens e cenas escritas, não têm outra finalidade senão apresentar o Senhor a quem devemos seguir, amar e anunciar; nos escritos paulinos, pouco ou nada se diz dos evangelhos, mas o centro é o mesmo, a realidade é só uma, Jesus Cristo. Nenhum escritor sacro tem expressões tão radicais como Paulo: «estou pregado com Cristo na cruz; vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal. 2, 20).

segunda-feira, abril 7

A Minha Comunidade

A minha comunidade é a comunidade de TESSALÓNICA. Uma das razões por optar esta comunidade é que a carta aos Tessalonicenses é uma carta que pertence ao grupo das cartas “Proto-Paulinas”. A evangelização de Tessalónica é a segunda etapa, depois de Filipos, do percurso de Paulo no continente europeu e da sua segunda viagem missionária (Act 16, 9; 17,1-9). Tessalónica foi fundada em 315 a.C. por Cassandro, general de Alexandre Magno, que lhe tinha dado o nome de sua mulher, Tessalonike. Segundo o poeta Antípatro, a sua cidade é “ a mãe de toda a Macedónia”. Em 146 a.C. foi elevada a capital da província romana da Macedónia. Tessalónica foi a capital de um dos quatro distritos romanos da Macedónia. A cidade era Localizada no fundo do Golfo Térmico ou de Salónica. O seu porto era um dos maiores portos comerciais do Mar Egeu. O porto de Tessalónica era uma das principais passagens para a Macedónia. Além disso era uma importante cidade de negócios. Esta cidade também era bem servida por estradas romanas, por onde as mercadorias podiam ser trazidas das cidades do interior. Podemos dizer que Tessalónica era um ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente e uma cidade cosmopolita, com uma multiplicidade de cultos, entre os quais o da Sinagoga Judaica.

Daivadas V Thomas