terça-feira, abril 8

Estou pregado com Cristo na Cruz

“Estou pregado com Cristo na Cruz”
Todos os textos e tradições que se referem a este homem fogoso, ousado, enamorado de Cristo e do seu corpo que é a Igreja, desenham o retrato e o estilo do que deve ser um missionário cristão, o pensador e o santo, para todos os tempos, pois Deus quis que o convertido da estrada de Damasco marcasse para sempre a fé da Igreja e a forma de a apresentar.
De facto, todo o entusiasmo e dinamismo que a tradição apresenta de Paulo, homem de pequena estatura, calvo, de olhos de fogo, devorador de quilómetros de estrada, forte de corpo e espírito, todo o seu ser e viver provêem de uma fonte única que o apóstolo repete incessantemente – Jesus de Nazaré, o Messias e Salvador.Podemos concluir que o Jesus dos evangelhos, apesar de tantos personagens e cenas escritas, não têm outra finalidade senão apresentar o Senhor a quem devemos seguir, amar e anunciar; nos escritos paulinos, pouco ou nada se diz dos evangelhos, mas o centro é o mesmo, a realidade é só uma, Jesus Cristo. Nenhum escritor sacro tem expressões tão radicais como Paulo: «estou pregado com Cristo na cruz; vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal. 2, 20).

Sem comentários: