sábado, maio 17

ESTRUTURA RETÓRICA

PRAESCRIPTUM (1,1):

Inclui o nome dos emissários e da comunidade destinatária e a saudação.
-SUPERSCRIPTUM: Nesta parte da estrutura retórica, há a nomeação de Paulo, Silvano e Timóteo. «Paulo, Silvano e Timóteo»;
-ADSCRIPTIO: Há, nesta parte da estrutura retórica, os destinatários a quem o emitente escreve. “ à igreja de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, que está em Tessalónica”.
-SALUTIO: Há, nesta parte final da praescriptum, a saudação. “ A vós, graça e paz”.

EXORDIUM (1,2-10):

Captar a benevolência dos leitores é uma função importante que nós podemos ver no exordium . “Dou graças” é a forma normal de exordium de carta de Paulo. podemos ver isto muito claramente no versículo 2 do primeiro capítulo. “Damos continuamente graças a Deus por todos vós, recordando-vos sem cessar nas nossas orações”. Sublinha-se a atitude fundamental que é de intenso louvor, de profunda gratidão e de claro reconhecimento de que Deus é protagonista.
A preparação dum terreno é importante no exordium. Conquistar o outro no seu campo é indispensável no exordium. Podemos ver isto muito claramente no versículo 1,4 “conhecendo bem, irmãos amados de Deus, a vossa eleição. O autor faz uma introdução a temática fundamental da carta: Dar graças a Deus porque os Tessalonicenses fizeram-se imitadores do Senhor acolhendo a Palavra em plena tribulação, com alegria do Espírito Santo (V.6). Tornado um modelo para todos os crentes na Macedónia e na Acaia (v.7) Por toda a parte se propagou a fama da vossa fé em Deus…………(v. 8-10).

PROPOSITIO (2,1-3,13):

A propositio ou tese é um outro ponto importante do esquema retórica que nós podemos ver na carta aos Tessalonicenses. Aqui Paulo narra-se o processo de evangelização dos tessalonicenses. “Irmãos, vós próprios bem sabeis que não foi vã a nossa estadia ente vós (2,1). Ele conta a memória sobre a comunidade desde as origens até ao momento presente. Esta memória tem o objectivo de animar a comunidade a permanecer fiel no meio das dificuldades.
Esta parte conclui adequadamente com uma invocação e um pedido de fidelidade até à vinda do Senhor: “que Ele confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.” (3,13)

PROBATIO (4,1-5,11):

(A partir de capítulo 4, inicia a segunda parte (4,1-5,25). Nela aborda directamente algumas dificuldades concretas da comunidade, nomeadamente, a preocupação que a comunidade tinha sobre o destino dos mortos.)
São Paulo Começa por fazer uma lembrança das instruções dadas e da missão essencial, a da santificação “quanto ao resto ………………………… esta é, na verdade, a vontade de Deus – e já o fazeis – assim progridais sempre mais. Conheceis bem que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação ( 4,1-3).
Fala das deficiências no comportamento social e moral que deve ter a comunidade “ que cada um do vós saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, sem se deixar levar pelo desejo da paixão como os pagãos que não conhecem Deus…………………a respeito do amor fraterno não precisais que se vos escreva, pois vós próprios fostes ensinados por Deus a amar-vos uns aos outros” (4,4-12).
(A partir de versículo 4,13 o autor trata de assuntos relativamente a vinda do Senhor e destino dos mortos. São preocupação da comunidade. Podemos ver destino dos mortos (4,13-18) e da vida dentro da comunidade (5,1-22).

PERORATIO (5,12-24):

Peroratio é uma síntese final da Carta. “Pedimo-vos, irmãos, que reconheçais aqueles que se afadigam entre vós, que vos governam no Senhor e que vos instruem……………………prestai atenção a que ninguém pague o mal com o mal; procurai, antes, fazer sempre o bem uns para com os outros e para com todos……………afastai-vos de toda a espécie de mal” (5,12-22)

Paulo pede uma apelo a fidelidade da comunidade até à parusia “Que o Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser - espírito, alma e corpo - se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é aquele que vos chama: Ele há-de realizá-lo” (5, 23-24).

POSTSCRIPTUM (5,25-28):

Postscriptum é a parte da estrutura retórica destinada às saudações finais. Aqui nesta carta podemos ver além das saudações, recomendação e o voto finais: “25 Irmãos, orai também por nós. 26 Saudai todos os irmãos com o ósculo santo. 27 Advirto-vos no Senhor que esta Carta seja lida a todos os irmãos. 28 A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco”.

Daivadas V Thomas

Sem comentários: