quarta-feira, maio 14

Comunidade dos Romanos

fiel, a mentira faz parte dos homens e não de Deus. Os Judeus só devem confessar as suas próprias mentiras e proclamar que Deus é fiel nas suas palavras e acções. Vemos o que se passa com David Sl 89, 36”Jurei uma vez pela minha santidade; de forma alguma enganarei David”. A inconstância de David mostra como Deus é fiel. As infidelidades dos homens vão em direcção a Deus para a sua própria glorificação. Dito de outra maneira, podemos dizer que Deus sabe tirar proveito das faltas do homem.
O sentido consequente é que a injustiça dos homens faz estabelecer a justiça de Deus. O mal contribui para o bem, mas isso não é relativizar o mal…? A resposta deve ser entendida numa compreensão que é. «O julgamento é o último acto de Deus como governo, chefe.». Ou seja, A paciência de Deus é a chave da sua governação da história; Deus suporta o mal para o bem que espera, Ele é paciente com os pecadores, «não por causa deles, minimizando a sua falta, mas por causa do arrependimento que lhes espera». Ora, Deus é paciente e o mal parece se multiplicar; mas esta paciência é fundamentalmente a condição do arrependimento, este prepara o perdão. Assim, Deus triunfará sobre o mal àqueles que serão arrependidos …
Depois da problemática acerca da justiça de Deus, há também a questão da culpabilidade do homem; isto é, aquele que peca contra Deus, mas a paciência de Deus com efeito multiplica a possibilidade do pecador não ser responsável? O homem já não é inocente? De facto a questão já é resolvida. A paciência de Deus não é a causa do pecado, e também não visa um agravamento do pecado. Esta ideia seria absurda. O mal tem a ver com a acção humana, tem a ver com o acto…A noção de justiça tem o sentido de qualificação da situação do homem. Justiça designa a condição do homem apto a receber a vida. Há uma relação entre justiça e salvação. Justiça como dom, salvação, é ou quer dizer esta condição do homem estar apto em receber a vida que não tinha antes por estar em pecado. Deus quebra a ruptura que o homem tinha colocado a Deus por ter pecado. A justiça é o dom do próprio Deus

Sem comentários: