quinta-feira, abril 17

Qual o sentido do apocalipse?

Obra: J. Ellul, “Apocalipse- Arquitectura em movimento”, Edições Paulinas, 1990, Pp. 53-59.
Será que o apocalipse tem um sentido, tema ou conteúdo?
A resposta pera esta questão é diversificada perante os autores.
1na lógica apocalíptica o autor defende que obra de Deus chegou ao seu termo, o Cristo triunfa e o seu reino é inaugurado. Jesus nos é apresentado como o único Salvador e Senhor. A Igreja é vista como aquela que está associada ao seu Senhor, resgatada pelo seu sangue, e ela inaugura o Reino de Deus. Há uma relação entre Cristo (como profeta) e Igreja como (comunidade santa) exercendo a função de profeta que é Cristo. Cristo é vencedor e ressuscitado e a Igreja já participa nesta vitória conhecendo os primeiros sinais de ressurreição.
Assim, a Igreja vive no tempo presente os diversos aspectos dos mistérios de Cristo, então, a Igreja deve dar o seu testemunho no mundo que não reconhece Deus. Apesar de ela sofrer tem garantia da glória celeste.
Perante esta leitura simbólica apocalíptica os alguns autores defendem que o apocalipse não pode ser reduzido nalgumas verdades do catecismo, porque qualquer redução pode fazer perder radicalmente a sua existência. O Apocalipse tem o seu centro na Soberania de Jesus Cristo, mas esta afirmação da Soberania de Deus é em si mesmo um mistério.
Há autores que entendem o apocalipse como o livro de esperança cristã, este entendimento não deve ser simplista; nós acreditamos no perdão na ressurreição, logo, esperamos ressuscitar, ou seja, a esperança tem a ver com o crer em Jesus Cristo como Salvador. A esperança também é da ordem do inacessível, a esperança só se entende vivendo, ela existe quando uma situação humana não tem saída…a esperança consiste em fazer história na dúvida.
É no silêncio de Deus que a esperança continua a afirmar que a promessa «já» é a realização que, mesmo quando não o possamos ver, não existe nenhuma distância entre uma palavra de Deus e um Acto de Deus. «A esperança preenche o vazio entre o que recebemos historicamente como promessa e o que esperamos historicamente como realização.
O Apocalipse, como esperança parte do fim. Ou seja, a Esperança parte do real não realizado de forma concreta, ela é afirmação das coisas últimas neste tempo, como, como o apocalipse é actualização das coisas últimas, a esperança é o que o apocalipse nos revela. A esperança no apocalipse é aquilo que se declara sobre o presente, «não, não é o Reino de Deus, nem o reino de Cristo», mas exige que o cristão se situe no presente em função deste Reino.

Sem comentários: