sexta-feira, abril 18

Porquê é que foi escrita esta Carta aos Gálatas?

Muitos estudiosos acreditam que a carta foi escrita para os Gálatas étnicos no norte.Se de facto este ponto de vista estiver correcto, Paulo provavelmente escreveu a carta depois de passar pela Galácia e Frígia(Act18,23) na sua terceira viagem missionária. Muitos que seguem a teoria do norte da Galácia acreditam que Paulo escreveu a carta ou durante a sua estadia de dois anos em Éfeso(Act19) ou quando estava viajando através da Macedónia, indo a Grécia no final da sua terceira viagem missionária(Act20,1-6). Assim, se isto for correcto, a carta aos Gálatas foi escrita provavelmente em 54 ou 55 d.C.. Teorias que datam a carta durante a parte final do ministério de Paulo têm o mérito de colocar Gálatas algumas questões de preocupação comum.
A Carta foi escrita para responder a problemas específicos em determinadas igrejas.Para entender a carta é preciso ter algum conhecimento sobre a situação que levou Paulo a escrevê-la.Não muito depois dos gálatas terem aceite o evangelho, surgiram agitadores entre eles que atacavam a Paulo pessoalmente e pregaram uma forma distorcida de cristianismo. O seu evangelho requeria a circuncisão para a salvação. Já que os gálatas eram gentios incircuncisos, os agitadores insistiram que os gálatas não só acreditassem em Cristo para sua salvação, mas também aceitassem a circuncisão.
O zelo desses agitadores provavelmente reflecte a pressão judaica, assim como o seu próprio orgulho.Eles tentavam converter os gálatas para o judaismo sob pressão de grupos judeus nacionalistas da Judeia, que conforme o historiador judeu Josefo, estavam se tornando cada vez mais intolerantes no contacto entre judeus e gentios durante a segunda metade do primeiro século.
Os agitadores não estavam satisfeitos somente em pregar o seu tipo de evangelho. Eles também tentaram desacreditar a Paulo, que havia fundado as igrejas da Galácia. Os seus ataques vinham de três frentes: Primeiro, eles alegavam que Paulo era um rebelde que tinha desafiado os seus superiores, apóstolos de Jerusalém. Paulo responde a este ataque(Gl 1,11)Segundo eles diziam que Paulo havia recentemente discutido com Pedro sobre se o evangelho requeria que os gentios se tornassem judeus para que pudessem se tornar cristãos. Paulo dá sua versão do encontro com Pedro em Gl2,11-14.Terceiro os agitadores espalharam a noçaõ de que Paulo havia originalmente pregado a circuncisão antes da salvação(Gl5,11) mas que tinha recentemente mudado o seu evangelho para que pudesse acomodar com maior facilidade os gentios.
O propósito de Paulo escrever era o de persuadir aos Gálatas de que nenhum gentio precisa aceitar a circuncisão para pertencer ao povo da aliança divina. A verdade do evangelho é que o acesso à comunhão com o povo de Deus vem da fé em Jesus Cristo. Qualquer um que busque violar esta esfera sagrada de fé, adicionando outros elementos, estará adulterando o evangelho e deve ser resistido a todo o custo. Para tornar o seu argumento mais persuasivo, Paulo tinha que demonstrar que os rumores sobre ele eram falsos, e que tanto o seu evangelho como a sua autoridade para pregá-lo vinham do próprio Deus. (1,11;2,14).

Sem comentários: