sábado, abril 19

COMUNIDADE DOS ROMANOS - ANÁLISE SOCIAL


Roma não era propriamente um "território missinário virgem" que necessitasse que o seu valor fosse provado em termos vanguardistas. A sua Igreja era constítuida por muitos membros ligados à cultura do Mediterrâneo oriental. A hospitalidade aos viajantes eram uma prática muito comun entre a comunidade dos romanos. Paulo contava, pois, com a sua generosidade. (1)
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A Igreja de Roma tinha as suas origens envoltas em obscuridade. Ao que parece Roma foi evangelizada por cristãos de origem judaica. A mais antiga menção de actividade missionária é a seguinte: "Cláudio expulsou de Roma os judeus que constantemente provocavam desordens por instigação de Chrestus" (Cláudio 25,4). Esta acção do Imperador veio a ser o elemento primordial da reconstrução do cristianismo romano. (2)
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"A essência do esboço é que o cristiansimo de Roma originou-se da sinagoga. Os missionários converteram alguns dos judeus e um número maior de tementes a Deus que se haviam ligado à sinagoga. Já atraídos pelas características do judaísmo, esses últimos não tiveram dificuldade para adotar as práticas judaicas, exceto circuncisão." (3)
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Imediatamente antes de Cláudio, o cristianismo não era senão uma forma judaizante da fé, que as diversas sinagogas onde procuravam encontrar lugar deixaram pouco-a-pouco de tolerar, a ponto dessa oposição se tornar tão agressiva que as autoridades romanas foram obrigadas a interferir. Por isso, Cláudio expulsou os judeus. Consequentemente, os fiéis de origem pagã tornaram-se os únicos cristãos romanos e começaram a atrair novos convertidos. A Igreja domiciliar veio substituir a sinagoga como centro institucional. Com Nero, a proibição foi suspensa. Judeus e cristãos de orgem judaica tiveram o consentimento de regressar a Roma, mas não de se reunir. Os últimos constituiam uma minoria, o que lhe causava um inevitável ressentimento. (4)
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Mas esse esboço provavelmente não corresponde à realidade, mas sim um outro que parte dos problemas que Paulo encontrou em Corinto relativos à relação entre judaísmo e cristianismo e aos judaizantes, como tentarei analisar noutro post.
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Nos Actos dos Apóstolos, esse novo esboço emerge: "Lucas inicia seu relato da visita de Paulo a Corinto com as palavras: "Deixando Atenas, Paulo foi em seguida para Corinto. Lá encontrou um judeu chamado Áquila, originário do Ponto, que acabava de chegar da Itália com sua mulher Psicila. Pois Cláudio decretara que todos os judeus deviam sair de Roma" (At 18,1-2). (5)
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(1) Cf MURPHY-O'CONNOR, OP, Paulo: Biografia Crítica, Loyola, São Paulo, 2000, 332.
(2) Cf Ibidem, 336.
(3) Ibidem, 336.
(4) Cf Ibidem, 336-7.
(5) Ibidem, 24.
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HELENA FRANCO
2008-4-19

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