quinta-feira, maio 22

UM TERRENO MINADO

O leitor atento da carta de são Paulo aos Gálatas dá se conta do carácter conflictual da sua carta. Percebe-se um conflito entre os Gálatas, o Apóstolo e um grupo de judeus-cristãos que intentaram modificar o evangelho anunciado por Paulo.
Nesse contexto de desvio evangélico, o estilo retórico de deixa ver Paulo sumamente preocupado pela situação.
Paulo repreende os Gálatas nestes termos ( Gl 1, 6 - 10 ) : "6*Estou admirado de que tão depressa vos afasteis daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirdes outro Evangelho. 7Que outro não há; o que há é certa gente que vos perturba e quer perverter o Evangelho de Cristo. 8*Mas, até mesmo se nós ou um anjo do céu vos anunciar como Evangelho o contrário daquilo que vos anunciámos, seja anátema. 9Como anteriormente dissemos, digo agora mais uma vez: se alguém vos anuncia como Evangelho o contrário daquilo que recebestes, seja anátema.10*Estarei eu agora a tentar persuadir homens ou a Deus? Ou será que estou a procurar agradar aos homens? Se ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo".
Assim sendo, como argumentação, Paulo elabora alguns elementos teológicos fundamentais em relação à obra libertadora de Jesus Cristo.

Sem comentários: