sábado, maio 31

SUBI OUTRA VEZ A JERUSALÉM

Como o disse a carta, Paulo subi outra vez a Jerusalém quatorze anos depois. Levou consigo os seus colaboradores, Barnabé e Tito. Ao levar Tito, um grego incircunciso, Paulo correu o risco de ser criticado pelos judeus, partidários da circuncisão em Jerusalém. Aí Paulo não gostou da atitude de " falsos irmãos " que espiaram a sua liberdade.
Leiamos o texto para ver mais perto o que se passou : "1*A seguir, catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém, com Barnabé, levando comigo também Tito. 2*Mas subi devido a uma revelação. E pus à apreciação deles - e, em privado, à dos mais considerados - o Evangelho que prego entre os gentios, não esteja eu a correr ou tenha corrido em vão. 3*Contudo, nem sequer Tito, que estava comigo, sendo grego, foi forçado a circuncidar-se.4*Ora, por causa de uns intrusos, falsos irmãos, esses que furtivamente se intrometeram a espiar a nossa liberdade, aquela que temos em Cristo Jesus, a fim de nos reduzirem à escravidão… 5A esses nem sequer uma hora cedemos nem nos sujeitámos, para que a verdade do Evangelho se mantivesse para vós.6*Mas, quanto àqueles que eram considerados como autoridades - o que eles eram outrora de nada me interessa, já que Deus não faz acepção de pessoas - a mim, com efeito, nada mais me impuseram. 7Antes pelo contrário: tendo visto que me tinha sido confiada a evangelização dos incircuncisos, como a Pedro a dos circuncisos - 8pois aquele que operou em Pedro, para o apostolado dos circuncisos, operou também em mim, em favor dos gentios - 9*e tendo reconhecido a graça que me havia sido dada, Tiago, Cefas e João, que eram considerados as colunas, deram-nos a mão direita, a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão, para irmos, nós aos gentios e eles aos circuncisos. 10*Só nos disseram que nos devíamos lembrar dos pobres - o que procurei fazer com o maior empenho" ( Gl 2, 1 - 10 ).
Paulo subi mais uma vez a Jerusalém para encontrar Tiago, Pedro e João que eram colunas da comunidade de Jerusalém. Reconheceram o seu apostolado. Digamos, diviram o campo da missionação : Paulo encarregou-se para a evangelização dos gentios e Pedro, para o apostolado dos circuncisos, os judeus.
Emfim, realçou-se a comunhão apostólica ( deram-nos a mão direita ) e a solidariedade eclesial : "Só nos disseram que nos devíamos lembrar dos pobres - o que procurei fazer com o maior empenho".

Sem comentários: