quinta-feira, maio 15

«Quem és tu Senhor?»

Ao aproximar-se da cidade, subitamente aconteceu algo de novo que ninguém sabe explicar. Brilhou uma luz fulgurante, Saulo caiu por terra, vê a face de um homem celestial e ouviu uma voz misteriosa que lhe disse na língua dos seus antepassados: «Schaul, Schaul, porque Me persegues?» (Act. 9, 4). «Quem és Tu Senhor?», interroga Saulo. E a voz continua dizendo: «Eu sou Jesus, é a Mim que tu persegues. Levanta-te, entra na cidade, e aí dir-te-ão o que deves fazer».O perseguidor, meio paralisado, levanta-se, e não vê nada. Foi levado pela mão dos companheiros que ouviram a voz mas não viram o Senhor.A vocação de Saulo no caminho de Damasco, é narrada três vezes no livro dos Actos dos Apóstolos (9, 1-19; 22, 5-16; 26, 9-18). As narrações põem em evidência o choque violento, mas não descrevem o efeito interior do acontecimento.São Paulo, nas suas cartas, vai referir diversas vezes este episódio central da sua vida, momento decisivo da transformação de um fariseu em apóstolo dos gentios e da difusão do Evangelho (Gal. 1, 15-17; Filip. 3, 12). O apóstolo descobre no acontecimento do caminho de Damasco a sua vocação, semelhante à dos profetas do Antigo Testamento. Usa expressões iguais às da vocação de Isaías (Is. 49, 1-7; Jer. 1, 5).Na carta aos Coríntios (1Cor. 9,1) escreve Paulo: «Não sou eu apóstolo? Não vi eu a Jesus Nosso Senhor?» E explica este chamamento ao falar das aparições de Cristo Ressuscitado: «… fui visto em seguida, por todos os apóstolos; e por último, depois de todos, apareceu-me também a mim, como a um aborto» (1 Cor. 15, 8).Paulo quer mostrar que a aparição no caminho de Damasco não foi diferente das diversas aparições aos apóstolos, entre a Ressurreição e Ascensão. Há apenas uma diferença que Paulo, numa linguagem rude e única, aplica a si mesmo, ele é um aborto, ou seja uma criança arrancada ao ventre da mãe antes do tempo, porque o seu chamamento aconteceu de repente, sem ter vivido com Jesus durante a sua vida humana, condição para ser apóstolo.

Sem comentários: