segunda-feira, maio 12

Paulo anuncia o Messias e o Reino de Deus

A pregação de Paulo possui um carácter querigmático, ou seja, é anúncio e proclamação do Cristo crucificado e ressuscitado conforme as Escrituras. Paulo anuncia o Messias e o Reino de Deus, enfatizando que aquele que morreu na cruz, Jesus, era o Messias prometido. Ele recria do interior as palavras e os gestos de Jesus; imita mais do que o repete. Nesse sentido, quando se coloca a questão do Evangelho pregado por Paulo, sem hesitação respondemos que seu Evangelho é o Cristo. Paulo foi enviado para pregar o Evangelho, isto é, o Cristo: “7Que outro não há; o que há é certa gente que vos perturba e quer perverter o Evangelho de Cristo” (gel 1,7).
Sua teologia merece o qualificativo de cristológica, porque gira em torno da profissão de que Deus glorificou Jesus e o fez Senhor. Assim, onde está Jesus Cristo, está Deus, e Deus se comunica por Jesus Cristo. Aderir ao Evangelho equivale, na prática, a crer em Cristo Jesus. Esse conteúdo da carta aos Gálatas será reforçado na carta aos Romanos: “30Que diremos, portanto? Que os gentios, que não procuravam a justiça, a alcançaram, mas, claro, a justiça que vem pela fé” (Rm 9,30). Na carta aos Gálatas, a repreensão formulada contra Israel consiste no facto de haver recusado o Evangelho, isto é, Jesus Cristo, em nome de sua fidelidade à Lei.
Descrever o itinerário de Cristo, apresentá-lo crucificado, morto e ressuscitado é sinal para a obra evangelizadora preconizada por Paulo. Como corolários desse anúncio evangélico seguem a universalidade do desígnio de Deus, a justificação pela fé e o estar com Cristo crucificado.

Sem comentários: