A carta de São Paulo aos Gálatas é importante não somente no que diz respeito à vida de Paulo, mas também e sobretudo sobre as origens da Igreja primitiva e para melhorer entender o que originou a reforma protestante.
A carta, como mencionado acima, ajuda a compreender as raízes da Paulo : a sua educação no judaísmo ( 1, 13s ), a sua conversão ( 1, 15s), a sua relação com outros Apóstolos ( 1, 17 - 2, 14 ); as suas primeiras experiências apostólicas ( 1, 17 - 24 ), as lutas dividas à questão da liberdade cristã ( 2, 1 - 21 ; 1, 7 - 10; 4, 15ss; 6, 12 . 17 ).
Além disso, a carta ajuda para saber o que se passou na Igreja primitiva : os dois mais importante se encontram no capítulo 2 e ocorreram em Jerusalém e em Antioquia. Informa também sobre o conflito provocado na Galácia pelos adversários de Paulo com a tentativa de falsificar o Evangelho pregado por ele.
Finalemente, por cuasa do seu tema de liberdade cristã, o tom polémico mas sobretudo a questão de justificação originaram a reforma protestante.
Sem comentários:
Enviar um comentário