quarta-feira, maio 14

Há lugar para todos (Gálatas)

Em Paulo percebemos que no abraço acolhedor de Deus há lugar para todos. A realidade do acolhimento nos mostra que é a partir da fé que nos tornamos participantes do amor divino. Embora pareça redundante escrever assim, a experiência da fé é que nos permite tal participação. O encontro com o Ressuscitado nos insere em uma nova realidade, a do Reino de Deus. A universalidade do desígnio de Deus instaura a nova ordem ética, preconizada já no primeiro encontro. A salvação que vem de Deus cria uma nova comunidade; homens livres em Cristo. Homens que deixaram a Lei e o pecado para viver a realidade do amor, que se expressa na caridade. A observância da lei gera individualismo. Eu tenho que cuidar de como a observo para poder me salvar. O outro está além do meu horizonte, o que não acontece na liberdade em Cristo, que me leva a agir pela caridade, englobando todos os humanos. Assim, desígnio de Deus e Reino de Deus são dois aspectos indissociáveis.
Deste modo Paulo nos oferece uma espiritualidade concreta, perfeitamente adaptável à nossa realidade histórica. Ele dá testemunho da historicidade do Verbo Encarnado em nosso meio, com o qual devemos fazer nosso encontro. Nossa vida na carne deve ser trespassada e testemunhar a nova realidade que o Filho de Deus veio nos anunciar: o Reino de seu Pai. Passamos a viver segundo o Espírito, não mais na escravidão da carne. A vida na carne deve dar testemunho dessa realidade totalmente nova.

Sem comentários: