A exemplo de Jesus que era um viajante, de aldeia a aldeia na região de Galileia até a Jerusalém, lugar da sua paixão, morte e ressurreição, Paulo apresenta-se como um dos maiores missionários viajantes do cristianismo na era apostólica.
Lendo as suas cartas onde podemos traçar as suas viagens, podemos afirmar que Paulo não tinha uma tarefa fácil. Dito assim, Paulo evangelizou a Galácia entre tribulações, dores e sofrimentos.
O mais duro para o apóstolo dos gentios foi a sua enfermidade : "13*Mas sabeis que foi por causa de uma doença corporal que vos anunciei o Evangelho pela primeira vez. 14Embora o meu corpo fosse para vós uma provação, não reagistes com desprezo nem nojo. Pelo contrário: recebestes-me como um anjo de Deus, como a Cristo Jesus.15Onde estava, pois, a vossa felicidade? Sim, disto eu sou testemunha a vosso favor: se tivesse sido possível, teríeis arrancado os vossos olhos para mos dar" ( Gl 3, 13 - 15 ).
À luz desta citação, a enfermidade de Paulo deveria ser algo inesperado e severo. Todavia, não se sabe de que tipo de enfermidade que sofreu Paulo. Desta citação, não se pode deduzir que Paulo era enfermo e a sua saúde era frágil. Ao contrário, podemos dizer que Paulo tinha uma boa saúde que lhe permitiu de efectuar várias e longas viagens missionárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário