sexta-feira, maio 30

Contexto de tessalonicenses

Já estiveste aqui mas agora estás mais adiante. Pensava que te podia conhecer já aqui, mas apenas me deixas um sinal para te procurar mais além.
O caminho vai seguro, mas leva-me mais longe.




Tessalónica fora fundada em 315 a.C. por Cassandro, general de Alexandre Magno, que lhe dera o nome de sua mulher, Tessalonike. O poeta Antípatro canta a sua cidade como "mãe de toda a Macedónia". Em 146 a.C. foi elevada a capital da província romana da Macedónia.Com um porto de mar importante e atravessada pela Via Egnácia, que estabelecia a ligação de Roma com a Ásia Menor, Tessalónica era um ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente e uma cidade cosmopolita, com uma multiplicidade de cultos, entre os quais o da sinagoga judaica.


Introdução da Bíblia dos capuchinhos


Paulo aprendeu a fazer a leitura dos sinais dos tempos. Começou por onde podia começar.
Começou com o pouco, pequeno e possivel, ainda que tenha ousado ir mais longe.
Colocou-se onde devia estar para poder chegar a todos.
Semeou em muitos lugares mas principalmesnte onde podia fundar fundo.
A palavra frutificou e de certa forma morreu para dar a vida e a dar em abundância, já não como texto mas como contexto, um contexto novo, fundado em Cristo.

1 Tess 2,13 - Por isso, damos continuamente graças a Deus, porque, tendo recebido a palavra de Deus, que nós vos anunciámos, vós a acolhestes não como palavra de homens, mas como ela é verdadeiramente, palavra de Deus, a qual também actua em vós que acreditais.

A Palavra quando acreditada, transforma-se em contexto para comunidade, e texto para quem conseguir ver.

Sem comentários: