quarta-feira, maio 21

ALGUNS TEMAS TEOLÓGICOS EM GÁLATAS

Entre as cartas paulinas, a carta aos Gálatas é uma das cartas mais fascinantes e polémicas que originou divisões, controversias e debates na história do cristianismo e da Igreja.
Além do tema da justificação ( Gl 2, 16 ) : "Sabemos, porém, que o homem não é justificado pelas obras da Lei, mas unicamente pela fé em Jesus Cristo; por isso, também nós acreditámos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei; porque pelas obras da Lei nenhuma criatura será justificada", a carta realce também alguns temas, entre outros o da Liberdade ( Gl 5, 1 ) : "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão"; o da igualdade de todos em Cristo ( Gl 3, 28 ) : "Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus".
Temos também o tema da mariologia e da filiação divina ( Gl 4, 1 - 7 ) : "1*Mas eu digo-vos: durante todo o tempo em que o herdeiro é criança, em nada difere de um escravo, apesar de ser senhor de tudo. 2*Pelo contrário, está sob o domínio de tutores e administradores, até ao dia fixado pelo seu pai. 3*Assim também nós, quando éramos crianças, estávamos sob o domínio dos elementos do mundo, a eles sujeitos como escravos.4*Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da Lei, 5*para resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adopção de filhos. 6*E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: «Abbá! - Pai!» 7*Deste modo, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus". Mais uma vez, temos o tema da fé ( Gl 3, 6 - 14 ), o da lei ( Gl 3, 15 -24 ).
Grosso modo, temos o tema de justifição pela fé e não pela lei, o da liberdade cristã, o da vida nova em cristo, o da solidariedade eclesial e da missionação, o da circuncisão. Em última análise, a graça e a liberdade resumem o discurso teológico de Paulo aos Gálatas.

Sem comentários: