segunda-feira, abril 14

OCASIÃO, DATA E AUTENTICIDADE DE 1 TESSALONICENSES

Segundo a indicação de 1Tes 3,6, a carta foi escrita logo após a chegada de Timóteo, que viera de Tessalonica, quando os três missionários se achavam juntos (1,1) e o espírito de Paulo, que há meses sofria com a recordação da partida forçada de Tessalonica, da separação da novel comunidade, e apreensivo pelas dificuldades em que se encontrava o Evangelho na Macedónia, exultou de alegria com as notícias tranquilizadoras sobre o comportamento exemplar da comunidade. A carta, de maneira semelhante à segunda, tem a forma exterior de um escrito colegial; mas tanto a iniciativa como a responsabilidade da mesma (Cf. 2,18; 3,5; 5,27) se acham ligadas claramente a Paulo. Tudo nos leva, portanto, a Corinto, e precisamente aos primeiros tempos de permanência na cidade, mas provavelmente quando já se dera a ruptura com os judeus.
[Mas em que ano chegou Paulo a corinto? O problema não diz respeito só à datação de nossa carta, mas abrange toda a cronologia da segunda viagem missionária. A chave dessa cronologia é nos oferecida, com efeito, pelo encontro, relatado nos Actos, de Paulo com o procônsul Galião, irmão mais velho de Sêneca. O encontro deve ter-se dado em 51 ou mais provavelmente em 52. Assim como Paulo encontrou o procônsul após 18meses de permanência em Corito (como parece resultar de Actos 18,11), a chegada do Apóstolo à cidade se aproximaria do final do ano 50. Teríamos, portanto, a seguinte cronologia geral: primeira metade do ano 50: missão em Filipos, Tessalonica, Beréia; segunda metade de 50: Atenas e Corinto; final de 50 ou início de 51: chegada de Silas e Timóteo e primeira carta aos Tessalonicenses. Assim, quase unanimemente pensa a crítica, oscilando entre 50 e 53, conforme tenha optado a respeito do proconsulado de Galião.]
A autenticidade da primeira carta é admitida hoje unanimemente pelos estudiosos; negá-la equivaleria, segundo Frame, a “afirmar que Paulo jamais existiu, ou que até nós não chegaram seus escritos”. Ideias, estilo, vocábulos são claramente paulinos. “Característicos dele e desta carta são um cálido afecto pelos convertidos, confiança neles não obstante a brevidade das relações, tanto em tratar delicados problemas pastorais, consciência do próprio direito do apóstolo e renúncia a isto no amor, senso de familiaridade com os leitores em todas as coisas e apelo à sua simpatia e oração”. É irrefragável o testemunho da tradição. MARCIÃO, em 144, admitia 1Tessalonicenses em seu elenco; o Cânon muratoriano atesta-a em Roma na segunda metade do século II; pela mesma época conhecem-na IRENEU (200) na Gália, CLEMENTE em Alexandria (antes de 215), TERTULIANO (220) na África.

Sem comentários: