terça-feira, março 25

A Comunidade dos Romanos

A comunidade que eu escolhi é a dos Romanos. contestualização desta comunidade de forma restrita: supõe-se que Paulo tenha escrito esta carta aos Romanos a partir de Corinto, e, é provavel que esta tenha sido a última carta, como diz (Rm 16,23) "saúda-vos Gaio, que me recebe como híspode, assim como a toda a Igreja. Saúda-vos Erasto, o tesoureiro da cidade, e o irmão quarto"...
Em Paulo encontramos um projecto, programa, uma ordem pastoral e administrativo; o seu objectivo é que o evangelho seja universalizado e que do ponto de vista administrativa as comunidade também esteja em ordem.
O seu objectivo era ir a Roma e depois seguir à Espanha à Espanha a provincia ocidental do Império. Por outro lado, Paulo quer entregar aos cristãos de Jerusalém a colecta de solidariedade que desde o "Concílio" organizou nas suas comunidades; mas ele será contextado por não exigir que que os cristãos aceitassem certos preceitos da lei judaica para serem cristãos. Ora, em Paulo encontramos uma inteligência da fé,ele procura uma dinámica de integração, inclusão. Para ele é que todos possa caber na lógica cristã quer judeu, cristãos etc.
Em Rm 15, 25-28 e Gl 2, 10 vemos o seguinte: v. 25"mas agora vou de viagem para Jerusalém, em serviço a favor dos cristãos". v. 28"Portanto, quando este assunto estiver resolvido, e lhs tiver entregue o produto desta colecta devidamente selado, partirei para Espanha, passando por junto de vós". Gl 2, 10"Só nos disseram que devíamos lembrar dos pobres -o que procurarei fazer com o maior empenho". Tudo isso, indica que o sentido de unidade e de solidariedade em Paulo é desde sempre uma realidade.

Sem comentários: