terça-feira, fevereiro 19

Paulo, um homem de encruzilhadas

Saulo era um homem com grande força interior, um apaixonado por Jesus. Mas antes Paulo aparece nos Actos no contexto do martírio de Estevão e na perseguição aos cristãos. Foi na sequência da sua perseguição que se deu a sua conversão a caminho de Damasco (Act 9,1-30) O Senhor apareceu-lhe de forma inesperada. A partir daqui, para grande espanto de todos, começa a pregar a Boa Nova., que Jesus é Filho de Deus. A sua actividade missionária esteve centrada principalmente no anúncio aos gentios. Paulo pregou na Ásia Menor, Grécia, e em muitos outros lugares.

Quando lemos Paulo, encontramo-nos com um homem que nos desconcerta, por vezes parece que diz uma coisa e noutra carta parece que diz algo diferente do que tinha dito. Paulo é o louco impaciente do amor de Cristo.
Parece uma figura complexa, um homem de encruzilhadas: judeu/ gentio; Grego/Hebreu e tem titulo de cidadão romano; etc. Paulo é um inovador mas, por vezes, pouco compreendido.

1 comentário:

Lucilia disse...

Belita,olá.Penso que escolheste algumas palavras , expressões e frases muito fortes, tais como:"apaixonado"," um homem que nos desconcerta...tinha dito". Mas agradou-me,em especial, esta:"Paulo é o louco do amor de Cristo."
Gostei do que li!