quinta-feira, fevereiro 14

Paulo de Tarso


Paulo de Tarso
[lenda ou verdade?]

Quando penso nessa figura singular, o que logo me vem á mente é o caminho de Damasco, onde ele recebe uma visão de Cristo que o lança por terra, cego, e se dá a grande Conversão. O homem que cai do cavalo, que passa de “perseguidor” para “perseguido”, um verdadeiro convertido e seguidor até á morte de Cristo morto e ressuscitado.
Não consigo ver o cristianismo sem Paulo. Pode ser um pouco exagero da minha parte. Mas, Paulo é uma das figuras fundamentais no cristianismo. Depois de Cristo é, sem dúvida, Paulo. Eu, daquilo que eu sei (ou ouvi) de Paulo não ouso pôr Pedro à frente de Paulo. Ele está na base fundante do cristianismo da origem. Está aí no meio (da confusão) dos “gentios”. É um homem de grande cultura, conhece o terreno onde pisa. Sabe o que faz, e tudo faz com sentido.
No entanto, fiquei bastante curioso na primeira aula de Escritos Paulinos que tivemos ontem, ou seja, apercebi-me de que há muito de lenda e verdades ocultas por de traz desse grande personagem Paulo de Tarso: muitas coisas se disseram a respeito dele e não se devia dizer e muitas coisas não disseram e deviam ter dito. Paulo de Tarso: lenda ou verdade? Portanto, há muitas leituras falsas sobre Paulo. Espero que, no fim do semestre, consigamos descodificar, um pouco mais, o verdadeiro Paulo.

"... Mas levanta-te, entra na cidade e ser-te-ão o que tens a fazer" ( Act 9, 6)

Arlindo Tavares











Sem comentários: