quinta-feira, fevereiro 14

LOUCURA DA CRUZ

Paulo é uma figura fascinante e polémica. Para ele, tudo gira à volta da Cruz, do Cristo ressuscitado. Elogiando a lingaugem da Cruz, escreve : " A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina [...]. Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria: mas nós pregamos Cristo crucificado, escandâlo para os judeus, e loucura para os pagãos; mas para os eleitos - quer judeus, quer gregos - força de Deus e sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" ( 1 Cor 1, 18. 22-25 ).

Foto : Arnaud Frich - Igreja de Billom, Puy -de- Dôme, France

1 comentário:

Helena Franco disse...

CLÉMENT, Obrigada pelo teu post que me tocou profundamente, razão pela qual só agora deixo o meu comentário.
O trabalho que elaborei para a disciplina de Cristologia no passado ano lectivo teve como título "A cruz" e, nele, abordei o discurso paulino. Sublinhei que o "evangelho da cruz" perturba a consciência humana, pois é o evangelho do amor apaixonadao por Deus aos homens. E sublinhei que a palavra "cruz" não significa morte, mas ressurreição. Com estes sublinhados pude - na minha elaboração - elogiar exactamente o que tu elogiaste, ou seja, a linguagem da cruz.
Para finalizar, deixo-te palavras do meu trabalho "A cruz" inspiradas numa lição de Jean Zumenstein:
"Paulo de Tarso, no quadro do cristianismo primitivo, representa a tradição querigmática que vê na morte e na ressurreição de Cristo o acontecimento central da salvação e propõe a "teologia da cruz" como uma nova hermenêutica que parte à descoberta da morte do Nazareno."