segunda-feira, fevereiro 18

Paulo de Tarsis

Paulus é a forma latina do nome de Paulo e em grego é Paulos. O seu nome hebraíco é Saoul. O Apóstolo Paulo, filho de fariseu, nasceu em Tarsis (entre 5 e 10) e cumula a herança de uma dupla filiação: fariseu e cidadão romano. É a partir da figura de Paulo que o cristianismo nascente vai fazer a longa viagem, de Jerusalém até Roma, e espalhar-se em todo o mundo. A dupla identidade da figura de Paulo (Judeu e Cidadão romano) vai ser uma das características da fé cristã: mistura du impuro e do puro, o judeu e o pagão. Neste sentido, Paulo será chamado o Apóstolo dos gentions, ou seja, dos pagãos, uma das figuras centrais do cristianismo primitivo.É a partir desta dupla identidade de Paulo que se vai cinstruindo o cristianismo primitivo. Paulo certamente fazia parte da elite intelectual do seu tempo (abundância da sua obra). Paulo tornar-se-á o maoir promotor da nova religião cristã. Durante as suas viagens, Paulo fundará várias comunidades: Antioquia, Tessalonica, Roma, etc.
Alguns historiadores, sobretudo protestantes liberais, afirmam que Paulo foi o fundador do verdadeiro cristianismo (abundância da sua teologia e o seu paple na propagação da mensagem cristã). Para Étienne Trocmé: "sem negligenciar o imenso alacance do pensamento paulino, é preciso dizer que o apóstolo [Paulo] não é o criador das ideias centrais da doutrina cristã. A sua doutrina sobre Deus vem do Antigo Testamento e do judaismo. A cristologia que define a pessoa de Cristo é ligada à Igreja primitiva (Ac 2 e 4).
Em que diz respeito à importância de Paulo na divulgação da mensagem cristã fora do judaismo, convém também fazer algumas reservas e não esquecer que Jesus e os seus Discípulos eram naturais da Galileia, uma região em onde se misturavam Judeus e não-Judeus, terra de contactos, a Galileia era também na época de Jesus uma terra de contrates e de antagonismos. A predicação apostólica tem esta perspectiva universalista de uam religião cujo fundador quase nunca saiu da Palestina.
Paulo teve o mérito de "construir" um cristianismo de "simbiosa", uma mistura do puro e do impuro, e graças ao Paulo, houve o contacto entre a fé cristã e a cultura helenista. Por Paulo, o Cristianismo tornou-se uma religião universal.
No entanto, alguns autores pensam que Paulo é aquele que subornou o puro pensamento de Jesus. alguém escriveu que : "Paulo de Tarsis: aquele que traiu Cristo". E o mesmo autror anónimo escreveu: o que coca mais nos escritos cristãos são as cartas de Paulo de Taris que cada seita toma como pretexto para se separar dos outros e combater os... Paulo criou sem dúvida a base do cristianismo, mas são os patriarcas, os monges e os sacerdotes que, ao longo de muitos anos construiram a história nesta base, histórias que Paulo si próprio nunca teve intenção de escrever.
um outro autor considera Paulo como um mentiroso e afirmou que "Paulo não hesita de mudar de cor, Paulo como um personagem paradoxal (Rm 1,16; Rm 2,9-10, etc).
Alguns pensam que Paulo, na sua obra, e nomeadamente na sua primeira carta aos Tessalonissenses no capítulo 2, 15-16, é o "pai" do antisemitismo secular da Igreja cristã. os versículos tentam mostrar que os judeus são inimigos de todos os homens, pois matara Cristo.
"Tenho vergonha quando a Igreja católica celebra São Paulo", escrivia alguém, pois ele é o personagem mais incomodado da história das religiões.
Max ATANGA

1 comentário:

Cátia Sofia Tuna disse...

Querido Max... o teu texto está muito completo! Parabéns...