sexta-feira, maio 30

DEUS NÃO FAZ ACEPCÇÃO DAS PESSOAS

Paulo operou uma revolução dentro do judaísmo ultrapassando o exclusivismo deste para olhar a frente, isto é a salvação é dada a cada um, a cada povo. Esta ideia põe aparentemente em causa a noção da eleição do povo Israel.
A grande viragem notou-se na questão de justificação. O que justifica o homem? A Lei? As práticas judaicas?
Podemos ler : "15*Nós, por nascimento, somos judeus, e não pecadores de entre os gentios. 16*Sabemos, porém, que o homem não é justificado pelas obras da Lei, mas unicamente pela fé em Jesus Cristo; por isso, também nós acreditámos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei; porque pelas obras da Lei nenhuma criatura será justificada. 17Mas se, ao procurarmos ser justificados pela fé em Cristo, fomos também nós achados como pecadores, não será Cristo um servidor do pecado? De maneira nenhuma! 18*Se, com efeito, aquilo que eu tinha destruído, o volto a construir, sou eu que a mim próprio me apresento como transgressor.19*É que eu pela Lei morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo. 20*Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim. 21Não rejeito a graça de Deus; porque, se a justiça viesse pela Lei, então teria sido inútil a morte de Cristo" ( Gl 2, 15 - 21 ).
De facto, os pagãos sont vistos como pecadores em oposição aos judeus, o povo santo por "vocação". Mas Deus não faz acepcção das pessoas. Paulo afirma com força que nínguém é justificado pelas obras da Lei. O homem é justificado pela fé. Esta é antes de tudo, acceitação da mensagem da Cruz.
Resumindo e concluíndo, Paulo inauguro uma perspectiva nova em relação à soteriologia: Deus justifica e os judeus e os gentios mediante a fé. Acabou o exclusivismo e iniciou-se um tempo novo de universalismo com Jesus Cristo.

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