domingo, abril 27

Na carta aos Tessalonicenses está plasmada a estrutura sequencial de uma carta da época:

Proescriptum inicial (1,1): Inclui o nome dos emissários e da comunidade destinatária e a saudação.

Exordium ou Proemio (1,2-10): Em forma de acção de graças a Deus, «Damos continuamente graças a Deus por todos vós, recordando-vos sem cessar nas nossas orações» (1,2) e introduz a temática fundamental da carta: Dá graças a Deus porque os Tessalonicenses fizeram-se imitadores do Senhor e souberam acolher a Palavra de Deus nas tribulações passando da escravidão dos ídolos ao serviço de «Deus vivo e verdadeiro».

Propositio (2,1-3,13): Aqui Paulo apresenta uma ampla memória sobre a comunidade quando estavam com ela, a equipa missionária fundadora, desde as origens até ao momento presente.

Esta memória tem o objectivo de animar a comunidade a permanecer fiel , ainda que no meio das dificuldades.

Esta parte conclui adequadamente com uma invocação e um pedido de fidelidade até à vinda do Senhor: «que Ele confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.» (3,13)

Aqui termina a primeira parte e aparece a segunda (4,1-5,25): nela aborda directamente algumas dificuldades concretas da comunidade,nomeadamente, a preocupação que a comunidade tinha sobre o destino dos mortos.

Probatio (4,1-5,11): Começa por fazer um recordatório das instruções dadas e da missão fundamental, a da santificação (4,1-3).

Fala das deficiências no comportamento social e moral que deve ter a comunidade (4,4-12) «Exortamo-vos, irmãos, a progredir sempre mais, a ter como ponto de honra viver em paz, a ocupar-vos das próprias actividades, a trabalhar com as vossas mãos, como vos recomendámos, de modo que vos comporteis honestamente perante os de fora e não preciseis de ninguém»(4,11-12).

Peroratio (5,12-24): Tratada preocupação da comunidade relativamente ao destino dos mortos (4,13-18) e da vida dentro da comunidade (5,1-22).

Esta segunda parte conclui da mesma forma que a primeira, com uma invocação pedindo a fidelidade da comunidade até à parusia «Que o Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser - espírito, alma e corpo - se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é aquele que vos chama: Ele há-de realizá-lo.» (5, 23-24)

Postscriptum final (5,25-28): Na conclusão da carta, insiste de novo na comunhão da comunidade, e dá as últimas recomendações: que a carta seja lida a todos os membros da comunidade «Irmãos, orai também por nós. Saudai todos os irmãos com o ósculo santo. Advirto-vos no Senhor que esta Carta seja lida a todos os irmãos. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco».

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