segunda-feira, março 3

A linguagem de Paulo

Paulo situa a sua experiência na relação directa com a tradição das vocações proféticas. Temos o caso de Jeremias «A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Antes de te haver formado no ventre materno. Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta das nações”» (Jer 1,4-5).

Em linguagem Paulina: «Mas, quando aprouve a Deus - que me escolheu desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça - revelar o seu Filho em mim, para que o anuncie como Evangelho entre os gentios, não fui logo consultar criatura humana alguma, nem subi a Jerusalém para ir ter com os que se tornaram Apóstolos antes de mim. Parti, sim, para a Arábia e voltei outra vez a Damasco» (Gál 1, 15-17).

Ser conhecido e ser escolhido expressa o conhecimento íntimo que Deus tem pela pessoa. A forma como Paulo fala de si mesmo na Carta aos Romanos, reflecte bem a sua consciência de escolhido e de enviado: «Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado a ser Apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que Ele de antemão prometera por meio dos seus profetas, nas santas Escrituras, acerca do seu Filho, nascido da descendência de David segundo a carne» (Rom 1,1-2).

Paulo tal como os profetas teve a experiencia de se sentir chamado por Deus para anunciar algo (o Evangelho). E da mesma forma que Jeremias, enviado “ás nações”, aos gentis, Paulo foi chamado para dirigir-se aos não judeus.

No Prólogo da Carta aos Hebreus, lemos: «Muitas vezes e de muitos modos, antigamente, falou Deus aos pais nos profetas, nestes dias que são os últimos, falou-nos em um Filho» (Hb 1,1-2). Falar em, e não só através de ou por, leva-nos para o terreno da intimidade, da graça e da liberdade. Portanto, é importante que nos interessemos com aquilo que é dito, e prestar atenção a quem diz.

Desta forma a linguagem de Paulo e os seus símbolos emergiram dentro do judaísmo. Para mim isto foi uma descoberta, pois pensava que Paulo se tinha afastado do judaísmo, e nas últimas aulas descobri como Paulo não deixou de ser judeu e continuou judeu até ao fim.

Sem comentários: