quinta-feira, fevereiro 14

DO AMAR AO CONHECER PAULO DE TARSO - NOTAS AUTOBIOGRÁFICAS

Baptizatus sum – sou baptizada. Posso contar que a água do Baptismo foi derramada sobre a minha cabeça, sob o olhar de São Paulo, patrono da Paróquia onde recebi uma nova identidade – a Paróquia de São Paulo.

Deixei de ser somente filha de meus pais e de pertencer somente a eles. Sou, desde o dia 8 de Dezembro de 1965, filha de Deus e pertenço-lhe. São Paulo viu-me renascer para a vida eterna e tornar-me participante na divindade de Deus.

Celebrado no meu pequeno grupo familiar, o meu Baptismo significou a minha inserção na comunidade da Igreja. Igreja, no papado de quem em Fátima fez o apelo: “HOMENS, SEDE HOMENS!”. O papa Paulo VI indicou o que veio a ser o meu programa de vida, desde a minha adolescência, nos anos 80: ser plenamente humana. E o seu papado era marcado pela figura de Paulo, apóstolo arrebatado pelo amor de Cristo.

Em 1985, pude escutar uma conferência sobre os jovens proferida por D. José Policarpo, que guardei na minha memória de adolescente e de adulta. Ele referiu-se aos jovens como apostas de Deus e às estradas de Damasco em contraposição às estradas de Emaús. Desde então, acrescentei ao meu programa de vida o programa do seguimento de Jesus Cristo, tendo Paulo de Tarso como protótipo do seguimento.

Conheço, desde 1985, um cântico alusivo ao discurso paulino, que frequentemente me ponho a trautear. Tal cântico resume tudo o que sobre Paulo de Tarso – neste preciso instante - posso saber/saborear.

Já não sou eu que vivo
É Cristo que vive em mim
Se Deus está comigo
Quem virá opor-se a mim?

Eu estou feliz
Na lei do meu Senhor
É Jesus Cristo
O meu libertador

Não. Nada me afastará
Do meu rei e Senhor
Nem a vida, morte ou poder
Nada apagará
Esta vida que está em mim
Do meu Senhor


HELENA FRANCO
2008-02-14

3 comentários:

Lucilia disse...

Helena, tu aqui estás mais uma vez em grande forma a postar!!
É muito forte a letra do poema que postaste. Tens o CD? Gostava de ouvir a música.

Helena Franco disse...

Obrigada, Lucilia.Tenho a intenção de contactar a editora, para adquirir o CD, mas não é fácil, pois desconheço quem canta e de quem é a música. Sinto-me rídicula porque talvez seja necessário pôr-me a trautear o cântico ao telefone. E talvez isto seja em vão, por se terem já passado um pouco mais de vinte anos.Parece-me até que naquele tempo os CD's ainda não existiam, mas apenas discos e cassetes. Mesmo assim, tenho, repito, a intenção de contactar a editora.

Lucilia disse...

Olá, Helena.Obrigada pelo teu esforço. se souberes qualquer coisa, dizes-me,Ok?