O início do “exordium,” não causa dificuldade: o verbo Thaumázw (v. 6 - admirar-se ) cria um acentuado contraste com a doxologia de 1,5. Pelo contrário, a conclusão da perícope não é muito fácil de determinar.
Com base numa criteriologia epistolar, Gal 1, 6-10 substitui os agradecimentos presentes no restante “corpus” Paulino. O verbo inicial toma o lugar da comum eukaristw. Todavia, thaumazw não tem só uma função epistolar, mas uma relevância retórica. Deste modo, Paulo introduz a apóstrofe de 1, 6-10. Logo, a carta apresenta-se, de um modo original, com um “exordium” apostrófico que tem função de criar uma imprevista mudança argumentativa e de atrair a atenção do destinatário. Por outro lado, o apostrofe 1, 6-10 procura suscitar uma amplificação do tipo “pathetico”.
Em toda a carta, Gal 1, 6-10 apresenta a perícope com a maior frequência lexical de euaggelion. Portanto, Gal 1, 6-10 apresenta-se como um “exordium” apostrófico: Paulo culpa os destinatários do perigo de apostasia que correm, a respeito do seu evangelho. Todavia a apostrofe não é definitiva: existe a possibilidade de eles voltarem de novo ao seu evangelho: por isso, o “exordium” de 1, 6-10 tem a função de um movimento prolético: em 1, 11 inicia a parte positiva da sua demonstração.
Com base numa criteriologia epistolar, Gal 1, 6-10 substitui os agradecimentos presentes no restante “corpus” Paulino. O verbo inicial toma o lugar da comum eukaristw. Todavia, thaumazw não tem só uma função epistolar, mas uma relevância retórica. Deste modo, Paulo introduz a apóstrofe de 1, 6-10. Logo, a carta apresenta-se, de um modo original, com um “exordium” apostrófico que tem função de criar uma imprevista mudança argumentativa e de atrair a atenção do destinatário. Por outro lado, o apostrofe 1, 6-10 procura suscitar uma amplificação do tipo “pathetico”.
Em toda a carta, Gal 1, 6-10 apresenta a perícope com a maior frequência lexical de euaggelion. Portanto, Gal 1, 6-10 apresenta-se como um “exordium” apostrófico: Paulo culpa os destinatários do perigo de apostasia que correm, a respeito do seu evangelho. Todavia a apostrofe não é definitiva: existe a possibilidade de eles voltarem de novo ao seu evangelho: por isso, o “exordium” de 1, 6-10 tem a função de um movimento prolético: em 1, 11 inicia a parte positiva da sua demonstração.
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