quarta-feira, maio 28

O praescriptum

Os seguintes artigos serão uma análise à carta aos Gálatas na qual seguiremos o método da “retórica literária”.
Olhando à disposição retórica da carta, a unidade da será na base da “prova” retórica, olhando ao remetendo ou ethos, o destinatário, ou pathos, e à mensagem, ou logos. Por isso, no interior da “dispositio” se evidenciará a topologia principal.

O “praescriptum” – Gal 1, 1-5
Um “praescriptum” epistolar compreende geralmente três elementos: a “superscriptio”, isto é, nela se verifica a apresentação do remetente; a “adscriptio”, a quem se destina; a “salutatio”, aqui encontra um espaço que serve para várias saudações.
Em Gal 1, 1-5 encontradas estas características, embora com variações significativas. A “titulatio” (1,1) e a conclusão doxológica são uma delimitação literária bem verificável: Paulo, apóstolo - não da parte dos homens, nem por meio de homem algum, mas por meio de Jesus Cristo e de Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos (...) A Ele a glória pelos séculos dos séculos! Ámen.
Em 1, 1-2ª encontramos a “superscriptio”. Mas notamos que Paulo especifica o sentido do seu apostolado, isto não se encontra em nenhum outro seu “superscriptio”. Mas outra variação encontramos no comentário (2a). Notamos que Gal 1, 1-5 representa o único “praescriptum” Paulino com tanta informação[1].
Em 1, 2b encontramos a “adscriptio”; os destinatários da Carta: «às igrejas da Galácia». Na “salutio” de 1,3 corresponde à das outras cartas: Graça e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo . Todavia, esta “salutatio” inclui tanto a referência teológica dos vv. 3b-4ª e a doxologia conclusiva do v. 5. Em Gal 1-5 o “praescriptum” fecha, de modo original, com o louvor a Deus. No resto da sua Carta o louvor ao Senhor está contido no conteúdo dos agradecimentos à comunidade a quem Paulo se destina.
A novidade do “praescriptum” de 1, 1-5 não é apenas determinado pela variação epistolar, que evidenciámos, mas pela figura retórica que permite encontrar a sua função no “corpus” epistolar. Em definitivo, o “praescriptum” de 1, 1-5 não corresponde simplesmente a uma classificação de canonicidade epistolar, mais ou menos verificável. A carta aos Gálatas vai muito mais além de uma manualística epistolar, ela assume as características interpelativas do apóstolo no sentido da sua comunidade.

[1] Normalmente se especifica os colaboradores de Paulo: Timóteo (Ts 1,1; 2 Cor 1,1; Fil 1,1; Flm 1), Silvano (1 Ts 1,1) e Sosténes ( 1Cor 1,1). Pelo contrário, em Rom 1, 1-7 não vem citado nenhum remetente.

Sem comentários: