quarta-feira, maio 28

Exame de consciência apostólica

Encontrei este exame de consciência numa igreja esta semana e gostava de o partilhar com a comunidade de leitores. Espero que seja útil…


Diante da fé de Paulo, em face do seu testemunho de amor e paixão, com que anuncia o Evangelho sem se poupar, são muitas as perguntas que, em relação à nossa tarefa de anunciadores do Evangelho de Cristo, nos estimulam a um exame de consciência.

A mais radical delas é a que ele suscita com a sua existência totalmente dedicada ao Senhor, seu tudo: quem é Cristo para mim? Será, como para Paulo, o Redivivo que encontrei e de quem sou e quero ser prisioneiro na liberdade e no amor? Vivo de Cristo, com Ele e para Ele?

Obviamente, Paulo teve os seus limites pessoais! Porém, isso pode servir de auxílio, induzindo-nos a perguntar com humildade e sinceridade: reconheço as limitações de minha personalidade e as dos outros, aceitando-as e deixando-me transfigurar por Cristo no serviço do Evangelho?

Em nome do Evangelho, Paulo não se poupou: o que significa para cada um de nós a sua afirmação sobre a necessidade de completar na própria carne a paixão de Cristo, em favor de seu Corpo, a Igreja?

Paulo sofreu toda sorte de provações e, por isso, induz-nos a perguntar: sigo a Jesus na dor, onde Ele o deseja e onde Ele me precede e me acompanha? Amo-O acima de tudo, como Paulo O amou?

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo:

Tu és a Verdade!
Ilumina-nos, nós te rogamos,
para que possamos crer no amor
que através de ti surgiu entre nós
e, por ele, possamos arriscar toda a nossa vida
como o fez Paulo, o apóstolo de todos.

Tu és o caminho!
Guia-nos, nós te rogamos,
pelas veredas nas quais Tu, Rei e servo, por amor,
nos precedes e acompanhas
na graça do Espírito,
rumo à casa do Pai,
como guiaste o Prisioneiro do teu amor
até a doação suprema de sua vida.

Tu és a Vida!
Por tua morte, a morte foi vencida,
pela tua ressurreição, nasceu a vida nova,
o universo reconciliado por Deus.

Dá-nos a graça de viver por ti e morrer por ti,
para que, pela força do Consolador,
possamos um dia gloriar-nos
com Paulo e todos os santos
pelos séculos dos séculos.
Ámen! Aleluia!

Sem comentários: